Central de Atendimento: 49 3321 8337

topo

Postado em 24 de Junho às 11h26

Alarmes dos seus equipamentos de refrigeração: porque merecem atenção especial

Soluções (4)

Os códigos de alerta ou alarmes, que aparecem nos painéis dos equipamentos de refrigeração e que muitas vezes são ignoradas pelo operador, demonstram as inconformidades no funcionamento das máquinas. Panes elétricas, mecânicas ou de operação são algumas das possibilidades que ocasionam estas mensagens.

O entendimento do operador, ou motorista quanto a gravidade, e principalmente as consequências de ignorar o problema, e a tratativa correta ao identificar um alarme é de grande importância para que não ocorram surpresas durante o transporte e possíveis prejuízos.

Subdivididos em dois grandes grupos, independente da marca ou porte de refrigerador embarcado (semirreboque, sobre chassis ou veículos leves de transporte), os alarmes são classificados como:

GRAVES: possuem a função de desligar o equipamento de refrigeração quando houver uma condição anormal de trabalho que possa comprometer a integridade da máquina ou imprimir uma situação perigosa de funcionamento.

CUIDADO: por sua vez, estes possuem a função de alertar anomalias no funcionamento da máquina ou no acondicionamento da mercadoria, não realizam o desligamento da máquina, mas podem imprimir uma condição de trabalho que não condiz com a ideal. Uma simples falha no sensor de temperatura ambiente pode colocar a máquina em um regime de funcionamento com rotação reduzida (LENTA 1300 RPM).

Há os alertas de insuficiência de refrigeração podem ter suas origens como falhas no carregamento e aglutinação de mercadorias. Enquanto, a falta de circulação de ar interna pode levar a situações anormais de funcionamento e direcionar técnicos e engenheiros a diagnósticos equivocados e imprecisos.

Portanto, coletar o maior número de informações antes apresentar o diagnóstico ou iniciar o processo de identificação de falhas em equipamentos de refrigeração é crucial para ser assertivo, otimizar o tempo de tratamento de falha e minimizar os custos relacionados a operação e manutenção.

O sistema Kohmnect permite diagnosticar remotamente e de maneira online todos os alarmes e falhas, bem como, fazer sua limpeza ou reset, eliminando a necessidade do motorista neste procedimento.
 

Veja também

A importância do auto teste de pré-viagem24/06 Equipamentos de refrigeração com data de fabricação superior a 2005/2005, sugere-se que em as análises de falhas iniciem coma realização de uma Pré-Viagem (AUTO TESTE), posteriormente a identificação de possíveis alarmes. Considera-se importante está etapa pois algumas falhas são camufladas por uma sequência de......
A tendência do transporte refrigerado 4.024/06 Pesquisas apontam para que a confiabilidade e qualidade estabelecida nos processos produtivos transpasse para o setor logístico, sendo este padrão uma tendência frente a antiga necessidade de melhor eficiência no transporte de......

Voltar para BLOG