Central de Atendimento: 49 3321 8337

topo

Postado em 19 de Outubro às 15h29

Contribuições Socioambientais da Neokohm: Como ajudamos as Pessoas e o Planeta?

Institucional (2)Novidades (3)

Por Geiza N. Sarturi

Como estarão nossas empresas em 2030? E nós, estamos preparados para todos os novos desafios? Globalmente as empresas preocupam-se com seu crescimento e com as causas socioambientais, contudo, considerando a expansão populacional, a cadeia de alimentos ainda representa um consumo elevado de recursos do nosso planeta. Para garantir que a alimentação chegue com a qualidade desejada até a mesa do consumidor uma série de etapas e soluções são dispendidos, e prezar pela integridade dessa cadeia é parte fundamental.

O produto final, consumido todos os dias por bilhões de pessoas em todo mundo, é formado por um conjunto de recursos e atividades que envolvem os três setores da economia. Desde o campo, com a produção de sementes, fertilizantes, alimentação animal, até os meios de armazenagem e transporte, cada quilo produzido constitui-se da junção de inúmeros recursos e da contribuição de muitas mãos e famílias. Agora imagine uma produção inteira se perder? Uma carga ser completamente rejeitada por perder sua qualidade?

Eventualmente, por falhas operacionais ou mecânicas, cargas inteiras são perdidas. Alimentos perecíveis como carnes, lácteos, frutas, entre outros, precisam ser conservados em faixas de temperaturas rigorosamente controladas. Estes limites, uma vez violados, podem representar alterações na qualidade do produto, restringindo seu uso e comércio e até a perda total da quantidade em questão, considerando o risco potencial que oferece à saúde do consumidor. Além de ser um prejuízo financeiro elevado, podemos considerá-lo como um impacto negativo de ordem socioambiental.

A operação e o controle remoto dos equipamentos de refrigeração de transporte evitam a perda de cargas e permitem um aumento de eficiência de frio. Testes e acompanhamentos realizados pela Neokohm evidenciam uma eficiência de temperatura superior a 92% e zero perdas de cargas. Esse aumento de eficiência garante que os alimentos perecíveis tenham todos os seus atributos de qualidade preservados durante o transporte, assegurando que sejam destinados à sua nobre função de nutrição humana, evitando que toda a carga (ou parte dela) seja descartada em aterros sanitários ou destinada a outro fim, como para a fabricação de rações animais.
Desse modo podemos reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, conforme previsto no Objetivo 12 ? da Organização das Nações Unidas (ONU) da agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável que é "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis."

A Tecnologia da Neokohm também fortalece e colabora com a execução do Objetivo 9 da agenda, intitulado "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação." Este prevê a modernização da infraestrutura e a reabilitação das indústrias para torná-las mais sustentáveis, mais eficientes na utilização de seus recursos com a adoção de processos e tecnologias ambientalmente corretos. Com o monitoramento dos equipamentos de refrigeração e das câmaras de transporte, obtém-se dados inteligentes de modo a melhorar a utilização e a vida útil do própria máquina, gerar economia de combustível, bem como aperfeiçoar os próprios veículos destinados ao transporte de perecíveis. Assim, atuamos de forma a promover o consumo sustentável e melhoramos os resultados de quem industrializa e transporta os alimentos, uma inovação que conduz as empresas a um futuro justo e próspero.

Veja também

A importância da telemetria de equipamentos de refrigeração24/06 No mercado atual de transporte refrigerado, os equipamentos de refrigeração desempenham papel fundamental: manter sempre a temperatura certa durante a viagem. Para isso, é necessário configurá-lo corretamente para que desempenhe seu trabalho da melhor forma, o que necessita certos cuidados. Os equipamentos de refrigeração atuais possuem uma infinidade de......

Voltar para BLOG