Central de Atendimento: 49 3321 8337

topo

Postado em 24 de Junho às 11h25

A importância da telemetria de equipamentos de refrigeração

Institucional (1)Novidades (2)

No mercado atual de transporte refrigerado, os equipamentos de refrigeração desempenham papel fundamental: manter sempre a temperatura certa durante a viagem. Para isso, é necessário configurá-lo corretamente para que desempenhe seu trabalho da melhor forma, o que necessita certos cuidados.

Os equipamentos de refrigeração atuais possuem uma infinidade de configurações e dispositivos, como modos de operação Automático/Contínuo, dataloggers e outros, projetados para manter a temperatura constante durante o transporte e armazenar informações do equipamento, como temperatura e possíveis problemas mecânicos do maquinário. 

Por exemplo, o modo de operação Automático/Contínuo interfere drasticamente nas regras de controle de acondicionamento programadas internamente pelo fabricante da máquina, e dataloggers são utilizados para validar o processo de acondicionamento ao fim da viagem, onde são geralmente instalados no interior dos baús frigoríficos e monitoram a fração da carga no qual estão alojados ou a condição do ambiente que estão submetidos. Porém, na grande maioria são totalmente offline, sendo suscetíveis a problemas mecânicos e elétricos diversos.

Quando esses problemas acontecem, a carga inteira é posta em risco, causando a parada da máquina e consequentemente a deterioração da carga. Por exemplo, um fator crítico que merece atenção redobrada é a temperatura do ar de insulfamento (Saída do ar do equipamento de refrigeração). Quando o controle está setado (set point) para o controle do ar de retorno o equipamento de refrigeração tende a não controlar a temperatura do ar que sai em seu duto e insufla temperatura bem abaixo das programadas para que o set point seja atingido mais rápido, causando o congelamento da mercadoria acondicionada. Outros casos, como o dos dataloggers, podem ocorrer erros na seleção da temperatura ideal pelo operador, podendo ocasionar perca total da carga.

O uso do equipamentos de telemetria Kohmnect, além de tornar o equipamento totalmente online, possibilita monitorar todas essas variáveis e alterá-las onde quer que o veículo esteja. Através deste, é possível alterar a temperatura do equipamento, modos de operação e outros direto de sua casa ou escritório, garantindo que seus produtos sejam sempre transportados na temperatura certa.

Veja também

Perdas de mercadorias durante o transporte devido à temperatura24/06 As perdas de mercadorias pela falta de manutenção da temperatura de produtos perecíveis em trânsito se originam de vários processos. A incorreta seleção de parâmetros de funcionamento dos equipamentos de refrigeração, falhas no processo de carregamento, paradas de máquina devido à deficiência nos procedimentos de......

Voltar para BLOG