Central de Atendimento: 49 3321 8337

topo

Postado em 24 de Junho às 11h26

A tendência do transporte refrigerado 4.0

Soluções (4)

Pesquisas apontam para que a confiabilidade e qualidade estabelecida nos processos produtivos transpasse para o setor logístico, sendo este padrão uma tendência frente a antiga necessidade de melhor eficiência no transporte de cargas, com ênfase nas refrigeradas.

Ao abordarmos eficiência, destacam-se a palavra do momento: predição. Quem atua nos setores de manutenção para o transporte, conhecem bem o desafio de saber com maior precisão o momento de realizar a troca de peças e de identificar problemas elétricos e mecânicos, e suas causas.

  • Neokohm - Telematics Intelligence -

Nos equipamentos ou unidades de refrigeração, a dificuldade de compreensão dos códigos de alarmes apresentados na IHM (Painel do equipamento) por parte do motorista e a localização de assistências técnicas geograficamente dispersas imprimem uma dificuldade na predição de falha e correção da mesma. Em momento de panes, com a parada do equipamento, e a atenção do operador, que precisa dividir a atenção com o volante, muitas vezes comprometem a manutenção da carga térmica da mercadoria embarcada, que por sua vez fica suspensa e desassistida. A identificação tardia, mesmo que em poucos casos (3 a 8%) já é o suficiente para comprometer a meta de lucratividade da transportadora, consequentemente elevando o custo interno do frete e do Km rodado.

A predição de falhas está diretamente relacionada de extração de informações, nível de abstração e o tempo em que são apresentadas, da mesma forma aos procedimentos de manutenção detectiva consolidados em plantas industriais. Para evitar transtornos como estes supracitados, a sugestão da pesquisa é a adoção de tecnologias telemáticas. A conexão M2M (Machine-to-Machine) possibilita o aceso de técnicos de maneira remota às unidades de refrigeração mesmo em quanto os veículos trafegam.

A Neokohm conta com estas ferramentas, que lhe trarão visibilidade de desperdícios e desvios antes não vistos ou identificados. Tornando assim o transporte refrigerado mais eficiente e rentável.
 

Veja também

Perdas de mercadorias durante o transporte devido à temperatura24/06 As perdas de mercadorias pela falta de manutenção da temperatura de produtos perecíveis em trânsito se originam de vários processos. A incorreta seleção de parâmetros de funcionamento dos equipamentos de refrigeração, falhas no processo de carregamento, paradas de máquina devido à deficiência nos procedimentos de......
A importância do auto teste de pré-viagem24/06 Equipamentos de refrigeração com data de fabricação superior a 2005/2005, sugere-se que em as análises de falhas iniciem coma realização de uma Pré-Viagem (AUTO TESTE), posteriormente a......

Voltar para BLOG